Ivan Cordeiro

Ivan Cordeiro é autor de um dos clássicos do Super-8 do Recife: Censura Livre, que mostra a agonia final dos cinemas de rua do Recife, como o Coliseu, o Albatroz, o Boa Vista e tantos outros, que se transformaram em supermercados e igrejas evangélicas na virada da década de 1970 e início dos anos 1980. Desde 1983, Ivan Cordeiro mora em Los Angeles, onde estudou cinema na California State University at Northridge (CSUN) e continuou produzindo.

Logo depois do ciclo de super-8 no Recife, em 1983, Ivan Cordeiro iniciou seu curso na CSUN. “Era para voltar ao Recife após o curso, mas constituí família em Los Angeles, onde permaneço até hoje”, conta. “Naquela época, a maior parte dos cursos básicos de cinema tinham aulas práticas em Super 8, sendo os mais avançados em 16 mm. Bem diferente dos de hoje, dominados pelo digital – instantâneo e mais barato, sem mistério e ansiedade, já que você pode vê tudo em tempo real”.

Hoje, Ivan Cordeiro é produtor e diretor de audiovisual baseado em Los Angeles que usa todos os formatos, do Super-8 ao digital.  Como entusiasta da bitola super-8, Ivan Cordeiro também coordena projetos de preservação, usando escaneamento digital para fins de pós-produção, usando como base a empresa Pro8mm em Burbank, Califórnia, de Phil Vigeant, líder nessa área no mercado atual.

 

Filmografia

Ivan cedeu toda a sua obra à Cinemateca Pernambucana, incluindo outros materiais além dos filmes. Entre os filmes, os mais antigos são Porque deixei de cantar, realizado em 1980 e que mostra o poeta Pinto do Monteiro, de Sertânia, recitando versos; os dois documentários sobre o projeto ArtDoor, de 1981: Se Pintar Colou e Se Colar Olhou, com imagens incríveis da Exposição organizada pelos artistas plásticos Paulo Bruscky e Daniel Santiago.  Ainda em 1981, Ivan Cordeiro realizou seu filme mais conhecido, Censura Livre, com um Carlitos tropical passando nas ruínas dos cinemas de rua do Recife. Na nossa coleção, também estão Freelingway, Convicentegil e 23rd y Union.

Acesse aqui os filmes disponíveis do diretor.