Destaques

Sessão Cinemateca traz mostra com curtas de Adelina Pontual

Na primeira Sessão Cinemateca de 2020 a Cinemateca Pernambucana traz uma programação especial de uma das grandes diretoras pernambucanas. A Mostra Adelina Pontual acontece neste sábado (25) às 16h10 e contará com a exibição de três curtas-metragem, além de um debate com a diretora. A sessão acontece no Cinema da Fundação/Museu, em Casa Forte, com entrada gratuita. Confira mais informações abaixo.

Sobre a diretora

Adelina Pontual nasceu em Recife, formou-se em Comunicação Social pela UFPE e em Cinema, com Especialização em Montagem, pela Escuela Internacional de Cine y TV, de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Integrou o grupo Vanretrô, formado durante o curso de Comunicação nos anos 80. Na década de 90 foi sócia da produtora Parabólica Brasil, junto com Cláudio Assis e Marcelo Gomes. É diretora e roteirista de curtas-metragens e programas para televisão, e seu primeiro trabalho como diretora em longa-metragem foi com o documentário Rio Doce/CDU. Atua também como continuísta, tendo realizado esta função em mais de 20 longas-metragens nacionais, como, Central do Brasil, de Walter Salles, Carandiru, de Héctor Babenco, O Palhaço, de Selton Mello, entre outros.

 

Sobre os filmes

 

Retrato

Ano: 2012

Duração: 16 min

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Um dia na vida de uma mulher, que ao completar 53 anos, resolve repensar sua vida, confrontar-se consigo mesma e com a imagem que criou de si ao longo dos anos.

 

Veio

Ano: 2005

Duração: 20 min

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Nos arredores da cidade de Nossa Senhora da Glória, sertão do estado de Sergipe, Nordeste brasileiro, iremos encontrar um inesperado parque de esculturas a céu aberto. Esta inusitada “galeria de arte” é fruto do trabalho de Cícero Alves dos Santos, o Véio, agricultor, artesão, escultor. Nela, Véio instalou a sua Nação, a sua família, composta por seres comuns e mitológicos, por animais e extraterrestres.

 

O Pedido

Ano: 1999

Duração: 15 min

Classificação etária: Livre

Sinopse: Num velho casarão, uma velha senhora e sua jovem afilhada preparam-se para receber uma misteriosa visita que realizará um antigo desejo.