Destaques

Cinemateca Pernambucana promove primeira Quinzena de Moda e Cinema

 

 

Cinemateca Pernambucana abre neste sábado (15), às 14 horas, a Quinzena de Moda e Cinema, com uma exposição de figurinos elaborados por estudantes de Design da UFPE, sob a coordenação da professora Clarissa Sóter. Durante duas semanas, além da exposição, serão realizados palestras e minicursos sobre figurino e sua importância nas produções cinematográficas.

O evento apresentará as peças produzidas por estudantes na disciplina Moda e Cinema, entre os anos de 2018 e 2019. São roupas e adereços criados como releituras e experimentações baseadas em filmes icônicos do cinema pernambucano, como Tatuagem, de Hilton Lacerda, e Aquarius de Kleber Mendonça Filho.

Durante toda a quinzena, de 15 a 29 de junho, mais de 40 estudantes estarão na Cinemateca para conversar com o público e mostrar o que foi desenvolvido durante a disciplina de Moda e Cinema. Também irão mostrar como funciona o campo do design de figurino no Estado. “O objetivo, além de divulgar o trabalho que desenvolvemos na área em Design na UFPE, é proporcionar um intercâmbio entre pesquisadores, estudantes e público e equipe da Cinemateca Pernambucana. Um espaço que veio preencher um elo que faltava na cadeia produtiva do Estado”, ressalta a professora Clarissa Sóter.

Nos dias 19 e 27 de junho, às 14 horas, serão realizadas duas palestras sobre o cinema feito em Pernambuco com figurinistas e professores, aproximando o mundo acadêmico ao mercado. Assim como todas as atividades da Quinzena de Moda e Cinema, as duas palestras serão gratuitas e abertas ao público interessado no processo criativo do design de figurino. Inscrições na hora.

Programação

Dia 15 de junho (sábado)
Abertura da Exposição
Horário: 14h
Palestra de abertura: “Figurino e Cinema”, com Clarissa Sóter

Oficinas
Dias 18, 20, 21, 25, 26 e 28 de junho
Horário: 14h às 15h
Oficinas: Alunos voluntários da UFPE estarão oferecerão minicursos sobre figurino para o público em geral. Inscrições no local.

Dia 19 de junho (quarta)
Horário: das 14h às 16h
Palestra: Figurino, Moda, Cinema e interconexões, com Simone Barros e Clarissa Sóter

Dia 27 de junho (quinta)
Horário: das 14h às 16h
Palestras: O Figurino no Audiovisual

Dia 29 de junho (sábado)
Horário: 14h
Encerramento

Horário de visita guiada da exposição:
Terça a sexta: 10h às 16 horas
Sábado: 14h às 18h

Serviço:
Cinemateca Pernambucana
Endereço: Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife – PE