Destaques

Sessão Cinemateca traz Mostra Super-8 Felix Filho

Neste sábado (25), a Sessão Cinemateca traz a Mostra Super-8 Felix Filho com a presença do diretor para debate após a exibição de três curtas de sua autoria. Os filmes foram realizados entre 1975 e 1980, no auge do movimento superoitista em Pernambuco.

Félix Galvão Batista Filho é recifense, formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap. Foi repórter do Diario de Pernambuco, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo. Atuou também como chefe de reportagem da TV Manchete e TV Globo, onde foi ainda editor-chefe do Bom Dia Pernambuco. Foi diretor do Arquivo Público Estadual de Pernambuco, ocupando atualmente o cargo de Gestor.

 

Sinopses dos curtas da Mostra:

MÁSCARAS

Dir. Felix Filho, Roteiro Marcelo Barros, Ficção, 1975, 16 minutos.

Primeira produção de Félix Filho como realizador em Super-8, Máscaras é um filme sobre o relacionamento humano. Uma crítica à nossa sociedade, sobre o supérfluo das relações e a necessidade das aparências. Vencedor do Festival de Cinema de Petrolina em 1976.

 

GIBA E GRINGA

Dir. Felix Filho, Letícia Lins e Fernando Castilho, documentário, 1980, 13 minutos.

Os 80 anos do escritor Gilberto Freyre  e do líder comunista Gregório Bezerra comemorados no mesmo dia, em março de 1980, servem de motivação para mostrar os caminhos distintos trilhados por essas duas importantes figuras da história pernambucana.

 

CINEMA GLÓRIA 

Dir. Felix Filho e Fernando Spencer, documentário, 1978, 16 minutos.

O mais antigo cinema do Recife, na época das filmagens em funcionamento desde 1926 na Praça do Mercado de São José, na visão dos seus frequentadores: camelôs, prostitutas, biscateiros. Depoimentos de Jota Soares, Liêdo Maranhão, Bajado e Celso Marconi, Maria José Leite.