Destaques

Cinemateca traz Master Class e Sessão Cinemateca com Valdir Oliveira

Na primeira quinta de maio (02/05), às 10h, ocorrerá a Master Class “Teledramaturgia em Pernambuco e a produção luso-brasileira”, dentro das comemorações dos 70 anos da Fundaj, com o mestre em comunicação e diretor Valdir Oliveira. Com quatros telefilmes de ficção pela rede Globo Nordeste na década de 90, além da direção do núcleo de Teledramaturgia do Nordeste da SBT Nordeste. Na Master Class, o realizador fará uma análise sobre a evolução da TV em Pernambuco, discutindo sobre a produção e difusão de conteúdos de ficção e sobre a chegada das “redes” de tecnologia influenciam na produção desses conteúdos. Além de comentar sobre a participação de atores e representação de personagens em documentários e da experiência de “Camões dos Lusíadas e dos Cordeis”.  A entrada é gratuita e é possível realizar a inscrição aqui.

Na mesma semana, no dia 04/05 às 16h10, a Sessão Cinemateca traz “Camões dos Lusíadas e dos Cordéis”, produção composta por dois documentários que narram aspectos relevantes da trajetória de Luiz Vaz de Camões, considerado um dos principais expoentes da literatura de língua portuguesa. Gravados em Portugal e no Brasil, os documentários abordam também a figura do poeta a partir da literatura de cordel e do anedotário brasileiro.

Valdir Oliveira fala sobre a produção luso-brasileira, dentro das comemorações dos 70 anos da Fundaj

Sobre o palestrante

Valdir Oliveira é roteirista, diretor, ator, jornalista e mestre em comunicação. Como roteirista, escreveu e dirigiu especiais de ficção para a Rede Globo Nordeste. Entre eles, A promessa de Jeremias, Caminhos de Monte Santo, O Santo Cibernético e Sulanca, para o programa Fantástico. É autor das minisséries Santo Por Acaso e Cruzamentos Urbanos, realizadas pelo SBT Nordeste. Em sua trajetória, também carrega trabalhos como roteirista e diretor dos curtas Tocaia Para Jacó, Por Uma Tecla e Conde Virgulino. Para o teatro, escreveu as peças Bela à Vista, Andanças do Tempo, Ópera de Martino e Bagre Peixoto, encenadas em Recife. Roteirizou e dirigiu a série de documentários Poetas e Prosadores Pernambucanos e Som das Letras, com incentivo do Funcultura. Também é roteirista e diretor da série Camões dos Lusíadas e dos Cordéis, realizada em Portugal e no Brasil, exibida pela TV Brasil em 2015. Na Guiné Bissau, realizou a série de três episódios Tabanka.