Destaques

MasterClass Memórias de Humberto Mauro, realizada por André di Mauro

Humberto Mauro em Set.

Neste sábado (22/12), das 15h às 17h, o grupo de pesquisa em Cinema & história da Cinemateca Pernambucana realiza a “MasterClass Memórias de Humberto Mauro”, com o cineasta André Di Mauro. André é sobrinho-neto do realizador e diretor do documentário “Humberto Mauro”, sobre a vida e obra do seu tio-avô. O diretor vai tratar também sobre o processo de construção e as técnicas de documentário com imagens e vídeos de arquivo. A entrada é gratuita e é possível realizar a inscrição aqui.

Humberto Mauro, uma das grandes referências do cinema nacional, é diretor dos clássicos “Ganga Bruta” (1931) e “Braza Dormida” (1928), realizou mais de 350 curtas e em 1936 foi contratado como diretor do INCE – Instituto Nacional de Cinema.

Após a Master Class, os inscritos poderão assistir, às 18h10, ao documentário em longa-metragem “Humberto Mauro” que reúne entrevistas e trechos de diversos curtas do cineasta, no Cinema do Museu (Meia 7,00 Inteira 14,00).

 

Sinopse
Um documentário-tributo ao cineasta Humberto Mauro considerado o pioneiro do cinema brasileiro e latino-americano. O filme mostra a vida de Humberto Mauro através de seus filmes. Apresenta uma narrativa sensorial cujo fio condutor é uma entrevista gravada com Mauro nos anos 60 no MIS – Museu da Imagem e do Som. O filme “Humberto Mauro” é um amplo painel dinâmico e humano sobre a criatividade e o cinema de Mauro, expondo as incomuns soluções técnicas para fazer seus filmes e a luta diante das adversidades inerentes ao pioneirismo no início do século XX em uma pequena cidade no interior do Brasil.

 

André Di Mauro

 

Sobre

André Di Mauro tem um histórico multidisciplinar que inclui trabalhos como escritor, diretor, produtor e ator. Trabalha na área audiovisual desde o início dos anos 90. Foi o criador do primeiro Curso de Cinema de Nível Superior da Cidade do Rio de Janeiro na Universidade Estácio de Sá onde trabalhou como Diretor Acadêmico por dez anos. André dirigiu diversos curtas metragens e projetos independentes para televisão e VOD. Em 2018, seu curta-metragem, o documentário “Moon Effect”, recebeu o prêmio de “Melhor Curta-Metragem Documentário” no Canadá Independent Film Festival. Em 2018 dirigiu seu primeiro longa-metragem o filme “Humberto Mauro” que fez sua estreia mundial no “Festival de Cinema de Veneza” dentro da seleção oficial do programa Venezia Classici indicado ao Prêmio de Melhor Filme Documentário.