Destaques

Inscrições abertas para curso Cinema e História na Perspectiva de Marc Ferro

A Cinemateca traz um novo curso com o professor Paulo Cunha, da UFPE. Nos dias 12,13 e 14 de novembro, das 14h às 17h, teremos “As interfaces do Cinema e da História na perspectiva de Marc Ferro”,  na Sala Geneton Moraes Neto, na sede da Cinemateca Pernambucana (Av. Dezessete de Agosto, 2187, em Casa Forte, no primeiro andar do Cinema do Museu).

O objetivo geral é aprofundar a discussão sobre a construção da abordagem do historiador francês Marc Ferro ao articular os campos da História e do Cinema. Compreendendo melhor a própria obra e o pensamento historiográfico de Ferro, assim como as influências da École des Annales. O curso combinará aulas expositivas, trechos de filmes e debates. A participação é gratuita e para realizar a inscrição basta acessar aqui o formulário (INSCRIÇÕES ENCERRADAS). A lista dos selecionados será divulgada no dia 8 de novembro aqui no site e nas nossas redes sociais.

Paulo Cunha é Professor Titular na Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Artes e Ciências da Arte pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne (1989). Foi, durante dois anos, membro do seminário fechado em Teoria do Cinema de Christian Metz na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, onde também obteve o diploma sob orientação do historiador Marc Ferro. Seus livros mais recentes foram publicados: A Utopia Provinciana: Recife, Cinema, Melancolia (2010), A Imagem e seus Labirintos: o cinema clandestino do Recife, 1930-1964 (2014) e A Aventura do Baile Perfumado: vinte anos depois (2016).