Destaques

Veneza Americana com música ao vivo na Sessão Cinemateca

Para abrir as homenagens aos 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco, a Sessão Cinemateca deste sábado (21) traz o documentário mudo Veneza Americana (1925), de Ugo Falangola e J. Cambieri, na sala do Museu, em Casa Forte, às 16h, com entrada gratuita. A exibição contará com trilha sonora ao vivo do músico pernambucano Alex Mono, além de audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão.

Segundo a coordenadora da Cinemateca Pernambucana e do Cinema da Fundação, Ana Farache, o doc Veneza Americana é um dos mais antigos no acervo da Cinemateca Pernambucana, e reúne imagens do Recife de 1923/24. “Uma verdadeira relíquia pouco conhecida pelo público. Sua importância está, principalmente, em mostrar toda a transformação da cidade a partir de novos princípios urbanísticos, baseados na ideia de mordernidade”, esclarece Ana Farache.

Após o filme, haverá um debate com o professor Paulo Cunha (UFPE), o jornalista e curador do Cinema da Fundação Ernesto Barros e o músico convidado Alex Mono.

Sobre o filme:

Veneza Americana é um longa-metragem realizado em 1925 pelos italianos Ugo Falangola e J. Cambieri, junto a produtora Pernambuco-Film. O doc é um dos raros registros do Recife de antigamente, trazendo filmagens de diversas obras urbanísticas, durante o governo Sérgio Loreto (1922 – 1926).

A película foi encomendada pelo próprio governador, na intenção de registrar o processo de modernização do Recife na época. Ao longo do filme é possível ver diversos momentos históricos, como a construção da Avenida Boa Viagem, do quebra-mar no Marco Zero e do Cais do Porto, além de figuras ilustres como o pernambucano Estácio Coimbra, o então vice-presidente do Brasil.

O longa foi digitalizado pela Cinemateca Brasileira e está disponível na Cinemateca Pernambucana.

Sobre a música ao vivo:

Alex Mono é cantor, compositor e produtor cultural. Formado em Violão Clássico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi aluno do grande violonista espanhol José Carrion. Nos anos 1990, criou a banda Coração Tribal, com a qual fez turnês na França, Holanda, Espanha, Itália e Suíça, com participação no Festival de Montreux. O músico também é o criador da Mostra Cinema Silencioso, e se especializou em fazer acompanhamentos musicais ao vivo.