Destaques

Sessão Cinemateca apresentará A História da Eternidade

Cena do filme A história da Eternidade, 2014.

O extraordinário filme A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante, marca presença em nossa próxima Sessão Cinemateca que será realizada no dia 30 de junho (sábado), às 16h, Cinema da Fundação/Derby. Após o filme, Matheus Cartaxo, realizará uma análise crítica e mediação de debate sobre a obra. A entrada será gratuita.

Em um pequeno vilarejo no Sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista.

Primeiro longa-metragem de Camilo Cavalcante, recebeu prêmios em diversas categorias: filme, diretor (Camilo Cavalcante), ator (Irandhir Santos), atriz (dividido entre Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Débora Ingrid) e prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Desde 2009, Matheus Cartaxo, participa do conselho editorial da Foco – Revista de Cinema, da qual também é redator. Colaborou com outras publicações (Filmologia, À Pala de Walsh). Em 2011, graduou-se em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2017 concluiu o mestrado na mesma universidade sobre a obra de Brian De Palma.