Destaques

Antonio Paulo Rezende realiza palestra para Grupo de Pesquisa Cinema & História

O historiador Antonio Paulo Rezende, da UFPE, será o palestrante na próxima reunião do Grupo de Pesquisa Cinema & História, da Cinemateca Pernambucana. O historiador terá como tema a pergunta: “Como a História se relaciona com o Cinema?”. A palestra acontecerá no dia 04 de julho, das 15 às 17 horas, na Sala Geneton Moraes Neto, na Cinemateca Pernambucana, na Avenida 17 de Agosto, 2187, em Casa Forte.

Além dos membros do grupo de pesquisa, serão disponibilizadas 15 vagas. Os interessados devem preencher a ficha de candidatura neste link. O resultado da seleção será divulgado na segunda-feira, 2 de julho.

O Grupo de Pesquisa “Cinema & História” da Cinemateca Pernambucana tem como principal objetivo aprofundar os estudos sobre o cinema feito em Pernambuco. O grupo é formado por pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições, como a UFPE, a UFRPE, a AESO e a UNICAP.

Segundo o professor Paulo Cunha, da UFPE, “a criação da Cinemateca Pernambucana e do Grupo de Pesquisa em Cinema & História vão facilitar a produção de conhecimento sobre o cinema feito no estado e sobretudo criar uma rede para o compartilhamento de estudos. Muitos pesquisadores enfrentam desafios semelhantes e o grupo pode ajudar a superar alguns deles”.

Antonio Paulo Rezende é o primeiro palestrante do Grupo Cinema & História

Para fortalecer o intercâmbio, faz parte do cronograma do grupo a realização de palestras com pesquisadores convidados e a promoção de cursos, como a do historiador Antônio Paulo Rezende.

Antonio Paulo Rezende nasceu no Recife, em 1952. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e Pós-doutorado também na USP (em 1998). além de ensinar na UFPE, Rezende é consultor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP. Dedica-se sobretudo aos seguintes assuntos: História, Cultura, Imaginário, Modernidade e Memória. O seu tema atual de pesquisa são as relações afetivas de convivência na contemporaneidade, analisando as cartografias que tentam renovar as sociabilidades.

O pesquisador Felipe Davson, que coordena o Grupo de Pesquisa em Cinema & História da Cinemateca Pernambucana, explica que a escolha do historiador Antonio Paulo Rezende para abrir a programação de palestras é simbólica: “Trata-se de um historiador que há anos trabalha com o cinema nas suas aulas e pesquisas, usando os filmes tanto como documentos como expressões do imaginário. Para nós, da Cinemateca Pernambucana, é uma grande oportunidade de compreender melhor a relação entre os filmes e a História”.